Educação à distância: Dicas práticas para alunos
- Dra. Leandra Rabaça
- 23 de abr. de 2020
- 1 min de leitura

Nos últimos tempos temos estado confinados a nossas casas. A escola fechou abruptamente, a interrupção letiva da Páscoa estava próxima e durante esse período equacionou-se como seria o “regresso às aulas”. O regresso fez-se sem sair de casa. Os portões da escola continuam fechados e o ensino à distância foi a resposta encontrada para os alunos darem continuidade aos seus estudos durante o 3º período.
Esta situação é nova para todos e é muito difícil generalizar como os procedimentos estão a ser executados. Aulas síncronas, telescola, contactos via e-mail e chamadas telefónicas… são várias as opções para estabelecer o contacto com os docentes. Isso não significa que todos os alunos tenham estas ferramentas. O mais importante, seja qual for a ferramenta que o aluno tenha à sua disposição, relaciona-se com a boa comunicação. Contactares o professor para esclarecer dúvidas e/ou solicitar mais materiais é a forma mais acessível para enfrentares as dificuldades. O ensino à distância está relacionado com autonomia. Se utilizares este fator a teu favor conseguirás enfrentar esta fase de aprendizagem mais conturbada.
Os alunos poderão hoje estar a perspetivar de forma diferente a experiência de convívio social. Durante muito tempo se tem abordado o tema que os jovens estão demasiado sedentários e com poucos hábitos de socialização. Hoje, com o confinamento e o encerramento das escolas durante um período indeterminado, os mesmos podem começar a valorizar a importância do ensino no seu desenvolvimento social.
No sentido de fazer face às dificuldades e exigências do ensino à distância, enumeramos em baixo algumas dicas que podem ser úteis!




Estamos disponíveis para qualquer ajuda ou esclarecimento adicional.
Comments