A Hipocondria na Pandemia
- Dr. Miguel Aleixo
- 7 de abr. de 2020
- 1 min de leitura

Durante esta pandemia várias pessoas com determinadas patologias mentais têm sido consideradas de risco, no que à saúde mental diz respeito! A Hipocondria é mais uma dessas patologias.
De uma forma genérica a Hipocondria consiste numa preocupação excessiva de ter e/ou poder desenvolver uma doença grave, mesmo que não existam sintomas ou estes se revelem pouco intensos. Este quadro não se apazigua com a realização de exames ou com parecer médico, mantendo-se uma interpretação errada dos sintomas e uma atenção seletiva e de constante alerta.
Pessoas com hipocondria podem geralmente desenvolver estratégias de coping distintas para lidar com a sua preocupação, como demonstra o quadro abaixo

Todas estas características e comportamentos associados à Hipocondria podem contribuir para um estado ansiogénico generalizado. Abandona-se o estado de ansiedade “normativo” associado aos problemas de saúde, desenvolvendo-se assim uma ansiedade excessiva sobre os mesmos, propiciando disfuncionalidades e limitações no dia-a-dia da pessoa. Com consequências claras no domínio social, pessoal e profissional.



Estamos sempre disponíveis para qualquer ajuda ou esclarecimento! Contacte-nos!
Kommentare