A Perturbação Obsessiva-Compulsiva na Pandemia
- Dra. Leandra Rabaça
- 6 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
No âmbito da saúde mental durante a pandemia, tem sido referido que pessoas com determinadas patologias mentais associadas poderiam ser um público de risco. A Perturbação Obsessiva-Compulsiva (POC) é uma dessas patologias.
De uma forma genérica a POC é caracterizada essencialmente por obsessões recorrentes (pensamentos e imagens indesejados e incontroláveis) e comportamentos ou rituais compulsivamente repetidos. Um dos pensamentos compulsivos mais comuns está precisamente ligado ao medo da contaminação por germes, desencadeando vários comportamentos e rotinas associados à limpeza.
A POC desencadeia-se e processa-se no indivíduo segundo o quadro abaixo apresentado. Atente às legendas para melhor compreensão.

No que diz respeito à Pandemia, existem duas formas distintas de se encarar a forma como as pessoas com POC estão a vivenciar o seu dia-a-dia:


OU

Obviamente que importa realçar a forma como a pessoa lida com a POC, as suas características e manifestações específicas, bem como a idade e o meio social onde está inserido é determinante para se perceber efetivamente qual será a sua adaptação ao contexto atual. Cada pessoa tem as suas particularidades e experiências. Não existe por isso uma forma correta ou errada de reagir.



Dicas para familiares e amigos de pessoas com POC


コメント