Equilibra o teu medo!
- Dr. Miguel Aleixo
- 23 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

O medo é um fator de alerta, de precaução, que muda os nossos hábitos e comportamentos e nos impulsiona à nossa própria proteção. No entanto, também desperta os nossos instintos mais primitivos e com eles, ações irracionais podem surgir, condicionando a nossa saúde mental, dinâmica social e involuntariamente colocar-nos em risco.
Este é um caso paradoxal. O medo protege-nos e ao mesmo tempo expõe-nos. Temos medo da incerteza que o vírus pode trazer às nossas vidas e então corremos ao supermercado para comprarmos produtos, que se calhar nem precisamos, cruzando-nos com pessoas que se calhar nos podem infetar.
É aqui que entra a difícil, mas possível, tarefa do “Equilíbrio do medo”.
O medo é a nossa principal arma de sobrevivência. É ele que nos impede de irmos fazer festinhas a um leão no meio da selva. E em tempo de pandemia, é ele que nos ajuda a manter a quarentena. Ter medo de contrair o vírus e com isso efetuar a sua proteção e a dos que o rodeiam é algo que tem de privilegiar. O medo que o leva a querer controlar tudo à sua volta, a pensar nos mais complexos pormenores, como se estivéssemos a vivenciar o “Walking Dead”, ou a querer conhecer em tempo real todas e quais queres notícias mundiais sobre o covid-19, levam-no para um estado neurótico. Um estado onde se poderá sentir num “labirinto ou buraco sem saída”. Um espaço onde a ansiedade, o stress e até a somatização poderão surgir.
Ocupar a sua mente com outros afazeres e projetos, desporto, relaxamento e/ou contacto online com os seus colegas e amigos, são algumas das ferramentas que pode utilizar quando o seu “medo do desconhecido” disparar para lá do necessário. Identifique esse excesso perguntando a si mesmo se é algo que pode controlar ou se realmente fará alguma diferença para si. Se a resposta for “Não”, respire fundo e siga as dinâmicas citadas ou outras que lhe pareçam mais indicadas para superação e entretenimento!
Se estiver em casa está seguro! Se tomar as medidas de precaução que estão a ser exibidas em todo o lado, está seguro! Se consumir uma a duas horas de informação sobre o covid-19 por dia, estará corretamente informado! A partir daí, tudo o que a sua mente lhe possa dizer sobre o “covid-19”, só servirá para o prejudicar mentalmente.
Faça o seu equilíbrio do medo! Estamos aqui para o ajudar por isso se precisar de alguma ajuda ou apoio simplesmente se permita a deixar um comentário ou a participar no nosso fórum
Fique seguro! Fique em casa!
Comments